Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dólmen da Orca









Localização
Portugal, Viseu, Carregal do Sal, Oliveira do Conde

Acesso
EN 234 em Fiais da Telha, a 1Km por caminho rural; depois de contornar o Estádio das Gandaras à esquerda; na primeira bifurcação à esquerda e depois em cruzamento, de novo à esquerda


Enquadramento
Rural, isolado, em clareira plana, de interesse paisagístico rodeada de mata de pinheiro bravo; destacado, harmonizado.

Descrição
Câmara poligonal com nove esteios estando dois deles partidos; chapéu de cobertura; corredor longo, com oito esteios de um lado e sete do outro, tendo junto à câmara dois esteios de cobertura; vestígios da mamoa até, sensivelmente, à altura dos esteios do corredor


Utilização Inicial
Funerária: dólmen

Utilização Actual
Marco histórico-cultural: dólmen

Propriedade
Pública: municipal


Cronologia
Período megalítico - construção da orca, existindo uma nas proximidades, em Azenha; 2006 - tratamento dos acesso e colocação de placas identificadoras.

Tipologia
Arquitectura funerária, megalítica. Dólmen de câmara poligonal e corredor desenvolvido alteando à medida que nos vamos aproximando da câmara, com oito esteios e chapéu.


Intervenção Realizada
1986 / 1988 - escavação Arqueológica; 1994 / 1995 - escavação arqueológica, encontrando-se, como espólio, entre outras, pontas de setas em sílex e quartzo, bem como recipientes em olaria; séc., finais - escoramento do corredor.



Observações
Na freguesia, surgem mais monumentos deste tipo, como a Lapa de Santo Tisco, Penedo das Cruzes, Orca I do Ameal, Orca II do Ameal, Orca da Palheira ou Orca I de Oliveira do Conde, Orca II de Oliveira do Conde, Orca do Outeiro do Rato, Orca do Santo.


Sem comentários:

Enviar um comentário