Um avivar das raizes

Um avivar das raizes

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sé de Silves





A Sé de Silves, um dos mais carismáticos monumentos nacionais do Algarve, cuja cobertura esteve em risco de ruir, o que levou ao seu encerramento para restauro.
A classificação de Monumento Nacional desde 1922, não impediu a degradação do edifício gótico, que esteve encerrado durante oito meses de obras de conservação e restauro.
A primeira fase da recuperação contemplou arranjos no interior e a substituição das coberturas das três naves da antiga Sé, que já foi sede do Episcopado do Algarve.
A segunda fase das obras incidiu sobre o restauro dos altares laterais, a recuperação do pavimento, a que se juntou a substituição da instalação eléctrica, e deverá estar concluída em 2015. Esta etapa de requalificação do monumento será realizada ao abrigo do projecto da “Rota das Catedrais”.
Antiga sede do Bispado do Algarve, a Sé Velha, actual Igreja Matriz de Silves, foi edificada com o belo grés vermelho da região, possivelmente no local da antiga mesquita.
O início da sua construção data da segunda metade do séc. XIII ou início do séc. XIV. Os trabalhos prosseguiram até meados do séc. XV, após desabamento parcial, tendo sido alvo de alterações arquitectónicas no séc. XVIII.
A fachada principal é dominada pelo portal gótico com um espaldar que culmina num varandim suportado por cachorros com carrancas a que acresce o óculo e os dois botaréus como elementos da construção primitiva, já que toda a restante fachada e torres são barrocas.
Ainda no exterior são de referir a grande janela ogival, com quatro colunelos, junto à escadaria, e o formoso conjunto da cabeceira da igreja.
O interior apresenta três naves, com colunas singelas e arcos ogivais e o transepto e a ábside são belos exemplos de arte gótica e a capela-mor é flanqueada por absidiais com abóbada nervurada. No altar-mor, uma imagem de jaspe de Nossa Senhora com o Menino que se supõe ser do séc. XV ou XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário